Para realizar o meu trabalho final deste curso, escolhi fazer um ensaio Astrológico com mapas de pessoas que sofreram de Dependências, nomeadamente de álcool, drogas e medicamentos e que hoje se encontram em recuperação. Todas estas pessoas foram escolhidas aleatoriamente, frequentam reuniões de auto-ajuda e vivem um programa de 12 passos.
Antes de frequentarem o programa de 12 passos muitas destas pessoas já tinham passado por várias desintoxicações, psiquiatras, e até diferentes religiões mas nunca tinham conseguido manter-se abstinentes por muito tempo. Os programas de 12 passos têm na sua base, a entre-ajuda, o desenvolvimento da espiritualidade, e o entrar em contacto, aprendendo a lidar com as emoções […]


Adição e Dependência

Visão Astrológica

Para realizar o meu trabalho final deste curso, escolhi fazer um ensaio Astrológico com mapas de pessoas que sofreram de Dependências, nomeadamente de álcool, drogas e medicamentos e que hoje se encontram em recuperação. Todas estas pessoas foram escolhidas aleatoriamente, frequentam reuniões de auto-ajuda e vivem um programa de 12 passos.
Antes de frequentarem o programa de 12 passos muitas destas pessoas já tinham passado por várias desintoxicações, psiquiatras, e até diferentes religiões mas nunca tinham conseguido manter-se abstinentes por muito tempo. Os programas de 12 passos têm na sua base, a entre-ajuda, o desenvolvimento da espiritualidade, e o entrar em contacto, aprendendo a lidar com as emoções.

Os participantes deste ensaio não estão á data dependentes das substâncias propriamente ditas, mais muitos, senão todos, continuam a manter pensamentos e comportamentos obsessivos com as mais variadas coisas (comida, trabalho, pessoas, sexo, ginásio, compras, etc.), continuam a sentir medos, falta de confiança em si e nos outros, falta de auto-estima, entre muitos outros sentimentos com os quais têm dificuldade de lidar. Seguindo o programa dos 12 passos, estas pessoas permitem-se falar abertamente dos seus sentimentos, analisar os seus comportamentos, e mais importante, encontram identificação e sentido de pertença. Trabalham numa base diária o contacto com as suas emoções ou podem facilmente voltar à adição ativa de substâncias psico-ativas, para fugir do que sentem e preencher o seu vazio emocional.

Adição quer dizer adicionar algo e estas pessoas têm uma necessidade constante de o fazer que não desaparece com a desintoxicação física, o emocional nestes casos é crucial.  
Segundo a OMS há muitos fatores individuais, culturais, biológicos, sociais e ambientais que se conjugam para aumentar ou diminuir as probabilidades de um indivíduo consumir substâncias psico-ativas. Neste ensaio irei focar-me nos Individuais, usando o estudo astrológico, para compreender qual a tendência Natal dos participantes com o foco na área emocional, para desenvolverem a dependência e a adição. Não podemos separar as duas, pois não há a certeza de qual é a causa e a consequência. Se é a dependência que leva a adição, ou se é a adição como condição natal, que leva estas pessoas a consumirem e a ficarem dependentes, uma vez que não é toda a gente que bebe um copo ou que experimenta uma droga que se torna dependente. Deste modo há uma tendência de determinados indivíduos desenvolverem dependências enquanto outros não. Muitos dos participantes afirmam que as substancias não foram a causa, mas sim a consequência de não saberem como suportar lidar com a vida, com os sentimentos e até consigo mesmos.

Neste ensaio Astrológico, observei a energia natal de Elemento dos participantes focando-me na sua identidade (SOL), parte emocional (LUA), canal de expressão (ASCENDENTE) e direção de vida (MEIO-DO-CÉU). No caso da Lua, por a considerar muito importante no âmbito deste estudo, fui mais fundo analisando quais os padrões emocionais Natais que se apresentam nos mapas dos participantes, com base nas dificuldades emocionais relatadas e sentidas por eles.  Procurei também os padrões de comportamento predominantes para obter uma visão mais global.

Numa segunda fase, estudei o momento em que cada um dos participantes iniciou o seu consumo e o momento em que decidiu parar de consumir, através do uso da técnica da progressão secundária, pois, o foco deste estudo é compreender o que está na raiz emocional e assim observar a evolução da Lua.

A minha escolha deste tema está relacionada com a magia e identificação que encontro nessas transformações plutónicas de renascer das trevas para a Luz, (não tivesse eu um Sol de casa 8 e Plutão como dispositor do meu Mapa), esta capacidade de regeneração, transformação, de resgate do nosso potencial e propósito de vida maior, de encontrar o nosso sentido de pertença. Por vezes a dor mais profunda é o motor que nos empurra para o caminho da luz.

Agradecimentos
Em primeiro lugar quero agradecer à minha formadora Isabel Guimarães, com quem tive o privilégio e a sorte de me cruzar nesta vida, e que me passou esta linguagem sagrada que é a Astrologia de uma forma apaixonante e estruturada que realmente mudou e continuará a mudar o meu caminho.
Em segundo lugar ao Paulo, a minha alma gémea, que sempre me apoiou nesta jornada, e me ajudou a conseguir encaixar entre a nossa vida de pais, o meu tempo de estudo e de aulas.
Quero agradecer também a todos os participantes deste estudo, que sem eles não teria sido possível realiza-lo, e pela disponibilidade e prontidão com a qual responderam a todas as minhas questões que foram surgindo ao longo deste ensaio. Após três meses de trabalho, estou muito grata feliz por concluir este ensaio!


Os Quatro Elementos

Segundo Stephen Arroyo no seu livro Astrologia, Psicologia e os Quatro Elementos, “O Mapa Astrológico de nascimento é, naturalmente, desenhado para o momento da primeira respiração, o instante em que estabelecemos a nossa sintonia que durará a vida inteira, com as fontes de energia cósmica. O Mapa Natal, portanto, revela o padrão de energia ou afinação cósmica do indivíduo neste plano de criação, todas elas seguindo um padrão específico de ordem que o mapa simboliza. Em termos científicos o mapa mostra o seu “campo de energia “ …”
Fogo, Terra, Ar e Água são os quatro elementos essenciais para a vida no nosso Planeta Terra, seja para os seres humanos, para os animais e para as plantas. Sem eles nada com vida poderia existir.

Fogo

Em termos de visão psicológica o elemento Fogo remete para a luz, o brilho, o calor, a vitalidade, o entusiasmo, espírito de luta, auto expressão e a autoconfiança (analogia com o Sol).  
Signos de Fogo: Carneiro, Leão e Sagitário (vibrantes, alegres, espontâneos, muito capazes de dirigir o poder da vontade)
Características: afirmação, subjetividade, paixão, entusiasmo, calor, diretividade, espontaneidade, criatividade, idealismo, expansividade, intensidade, energia, otimismo, confiança, independência e ardência.

Terra

O elemento Terra representa tudo aquilo que é concreto e palpável. A sua caraterística é o realismo, muito associado ao corpo físico e as necessidades corporais (conforto, bem-estar, prazer, cuidados estéticos), ao trabalho, ao dinheiro e aos valores materiais. Permite a afirmação do mundo material, assegurar a sobrevivência.  
Signos de Terra: Touro, Virgem e Capricórnio (harmonização com o mundo material, através da produção, da praticidade, da eficiência, confiança nos sentidos e no sentido prático, prudente e persistente).
Cacracteristicas: objetividade, pragmatismo, realismo, estabilidade, conservadorismo, praticidade, procura de segurança, possessividade, produtividade, concretização, materialismo, determinação, paciência, teimosia, metodismo, persistência.

Ar

O elemento AR representa os aspetos mental e intelectual dos seres humanos, as ideias, os pensamentos, conceitos, teorias, razão e as palavras. O Ar aciona o processo do pensar, estimula a comunicação e o contacto com as pessoas. Ele expande-se, tal como o ar que respiramos.  
Signos de Ar:♊Gémeos,♎ Balança e♒Aquário (desapegados do mundo material, racionais, sociáveis, facilidade em comunicar).
Características: objetividade, mentalidade, intelectualidade, comunicação, distanciamento, instabilidade, ser levemente aéreo, componente social, cooperação, indecisão, irrealismo, nervosismo, curiosidade, síntese.

Água

O elemento ÁGUA adapta-se à forma que o abriga, é recetível e moldável, semelhante aos nossos sonhos, fantasias, desejos, emoções. Permite descobrir a vida com maior sensibilidade e menos racionalismo.  
Signosde Água:♋ Caranguejo, ♏Escorpião e ♓Peixes.
Características: pessoalismo, emotividade, sensibilidade, intuição, instabilidade, vulnerabilidade, romantismo, saudosismo, empatia, compaixão, reserva, intimismo, inspiração, imaginação, sonho, passividade, dependência, necessidade de proteger e ser protegido, capacidade para alimentar os outros.

Sol, Lua, Ascendente e Meio-do-Céu:

O Sol


Ele é a força, o calor, a energia e sem ele não há vida. É símbolo da nossa consciência e representa a força da nossa individualidade. Pela sua força e coragem conecta-se com a energia masculina, do herói, do pai e do poder para vencer. Na astrologia o Sol indica-nos o que nos dá a vontade de viver, a nossa auto-estima, e a nossa capacidade de comando e de exercício da nossa vontade. É o nosso Ego e é onde tomamos realmente a consciência de quem verdadeiramente somos. Ao observarmos a posição do Sol no Mapa Astrológico podemos observar se temos ou não dificuldade de enfrentar o que somos e de assumir as responsabilidades da vida. O Sol está relacionado com a Casa V, rege o Signo de Leão e pertence ao Elemento Fogo.

A Lua


A Lua simboliza as nossas emoções, as nossas memórias do passado, o nosso inconsciente, a nossa intuição, o nosso instinto. Simboliza também a forma como fomos nutridos não só física como emocionalmente nos primeiros anos de vida, e por estar associada a esse cuidado e ao alimento conecta-se com a energia feminina, da nossa mãe e das mulheres em geral. Ao observar a posição da Lua no Mapa astrológico podemos perceber como são as nossas raízes, a nossa autoestima, quais as nossas necessidades emocionais e psicológicas e de que forma lidamos nossos sentimentos. Também está relacionada com a nossa popularidade. A lua está relacionada com a Casa IV, rege o signo de Caranguejo e pertence ao Elemento Água.  

O Ascendente


O ASC é o signo que estava na linha do horizonte a leste no momento do nosso nascimento. É a primeira impressão que transmitimos quando nos apresentamos aos outros, é a nossa assinatura cósmica, é o nosso canal de expressão. É o modo como iniciamos todas as coisas, como comunicamos, é o corpo físico, mas é também a forma como expressamos o nosso Sol. O ASC relaciona-se com a Casa I do mapa astrológico.  

O Meio-do-Céu


O MC é o ponto mais alto do nosso Mapa astrológico e está associado á nossa carreira, ao nosso reconhecimento social, á nossa ambição pessoal e também ao nosso propósito e direção de vida. É onde podemos ver a nossa projeção social, a nossa vocação e a nossa missão nesta vida. O MC está relacionado com a Casa X do mapa astrológico.

A Lua


A Lua simboliza as nossas emoções, as nossas memórias do passado, o nosso inconsciente, a nossa intuição, o nosso instinto. Simboliza também a forma como fomos nutridos não só física como emocionalmente nos primeiros anos de vida, e por estar associada a esse cuidado e ao alimento conecta-se com a energia feminina, da nossa mãe e das mulheres em geral. Ao observar a posição da Lua no Mapa astrológico podemos perceber como são as nossas raízes, a nossa autoestima, quais as nossas necessidades emocionais e psicológicas e de que forma lidamos nossos sentimentos. Também está relacionada com a nossa popularidade. A lua está relacionada com a Casa IV, rege o signo de Caranguejo e pertence ao Elemento Água.  

O Ascendente


O ASC é o signo que estava na linha do horizonte a leste no momento do nosso nascimento. É a primeira impressão que transmitimos quando nos apresentamos aos outros, é a nossa assinatura cósmica, é o nosso canal de expressão. É o modo como iniciamos todas as coisas, como comunicamos, é o corpo físico, mas é também a forma como expressamos o nosso Sol. O ASC relaciona-se com a Casa I do mapa astrológico.  

O Meio-do-Céu


O MC é o ponto mais alto do nosso Mapa astrológico e está associado á nossa carreira, ao nosso reconhecimento social, á nossa ambição pessoal e também ao nosso propósito e direção de vida. É onde podemos ver a nossa projeção social, a nossa vocação e a nossa missão nesta vida. O MC está relacionado com a Casa X do mapa astrológico.

Planetas Pessoais
(Os planetas pessoais mostram a expressão mais básica da personalidade.)

Mercúrio


Mercúrio é conhecido na Mitologia Romana como o “Mensageiro dos Deuses” e é o planeta mais próximo do Sol. Mercúrio relaciona-se com o nosso intelecto, com a forma como nós comunicamos, aprendemos. Através da sua posição no Mapa podemos observar o que mais desperta a nossa curiosidade, como nos fazemos entender, e como entendemos o outro. Mercúrio fala-nos também de movimento e diversidade. È como a criança curiosa, que quer aprender, comunicar e nunca fica quieta. Mercúrio é regente do signo Gémeos e de Virgem e está relacionado com a Casa III e a Casa IV.

Vénus


Na mitologia grega Vénus é representada pela “Afrodite”, Deusa do Amor e da Beleza. Está relacionada com o feminino, com o afeto, e com a sensualidade e a sua posição no nosso Mapa demonstra o que nos atrai e como nós atraímos o outro. Está também relacionada com os nossos valores materiais e imateriais e com o prazer que advêm através dos sentidos. Vénus rege o Signo de Touro e de Balança e relaciona-se com a Casa II e Casa VII do mapa astrológico.

Marte


Na mitologia grega Marte é conhecido por “Ares” Deus da Guerra e da Coragem. Marte representa a força que nos impulsiona mas a mesma força que nos pode magoar. A posição de Marte no nosso Mapa indica-nos de que forma lutamos contra as adversidades, metemos ação, como somos estrategas, mas também como nos ferimos, magoamos e canalizamos a nossa agressividade. Marte é Regente do Signo de Carneiro e Co-Regente do Signo de Escorpião. Relaciona-se com a Casa I (Ascendente) do mapa astrológico.
Planetas Sociais
(o nosso papel no grupo ou na sociedade)

Júpiter


Está associado á boa sorte, á protecção e á motivação. È o planeta que nos aponta o caminho a seguir para a nossa expansão, crescimento e evolução. È a fé que move montanhas, a sua posição no mapa mostra em que áreas nos podemos expandir, eevoluir como ser humano e espiritual. Indica também quais as nossas crenças, os nossos ideais, as nossas filosofias. Regente de Sagitário e Co-Regente de Peixes. Relaciona-se com a Casa IX do mapa astrológico.

Saturno


Saturno é o senhor do Tempo, é quem nos mostra os limites da realidade e nos impõe as suas lições. Custe o que custar, teremos de aprender com Saturno para podermos amadurecer, a disciplina, a persistência e o tempo são as suas ferramentas. A posição de Saturno no mapa mostra onde nos sentimos mais reprimidos e limitados, mas também onde precisamos amadurecer. Saturno é Regente de Capricórnio e Co-Regente de Aquário. Relaciona-se com a Casa X (Meio-do-Céu)
4.3Os planetas Transpessoais
(Representam as influências que não são individuais, mas sim de toda uma geração, simbolizando a força do inconsciente colectivo.)

Urano


Independência, Liberdade, Vontade de Mudança. Regente do Signo de Aquário e associado á casa XI do mapa astrológico. Liberdade de uma geração.

Neptuno


Subconsciente, Intuição, sonho, fantasias, espiritualidade, escapismo. Regente do Signo de Peixes e associado é casa XII do mapa astrológico. Sonhos de uma geração.

Plutão


Transformação e regeneração, catarse, cortar com padrões de forma dolorosa mas libertadora, purga. Transformações profundas de uma Geração.

Adição e Dependência

Visão Astrológica